Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/661
Título: Análise do consumo de ar em um motor alternativo ciclo Otto pela concentração de oxigênio nos produtos de combustão
Título(s) alternativo(s): Analysis of the air consumption in an Otto cycle alternating motor by the concentration of oxygen in the combustion products
Autor(es): Matos, Gabrielle Arce
Molin, Natália
Palavras-chave: Consumo de ar
Excesso de oxigênio
Álcool anidro
Data do documento: 19-Dez-2014
Editor: UFGD
Resumo: Motores são máquinas que têm por finalidade transformar qualquer tipo de energia primária em energia mecânica para realizar trabalho. Em motores a combustão interna do ciclo Otto, o sistema de admissão é responsável por preparar a mistura ar/combustível em uma razão adequada para garantir o melhor funcionamento do equipamento. Quando a razão ar/combustível nas condições de operação é maior que a estequiométrica dizemos que a mistura é pobre, pois contem mais ar que o necessário para que a reação de combustão completa aconteça. Quando acontece o contrário dizemos que a mistura é rica. Os motores a combustão interna de ciclo Otto também são conhecidos como motores de ignição por centelha, pois a reação de combustão é iniciada pela liberação de energia em uma vela que provoca uma faísca. Nesse tipo de motor o sistema de combustível tenta manter a mistura próxima às condições de estequiometria, ligeiramente pobre para garantir a queima total do combustível. A qualidade da mistura pode ser determinada pela presença de oxigênio nos produtos de combustão e o dispositivo utilizado para fazer essa medida é a sonda lambda. O consumo de ar do motor tem razão direta com a geração de potência do mesmo e esse consumo pode ser determinado pelo balanço mássico entre os reagentes e os produtos. Esse trabalho tem por finalidade realizar um estudo sobre o consumo de ar de um motor Ford Zetec Rocam Flex de 1000 cc através da análise de gases de exaustão, utilizando um analisador de gases para medir a presença de oxigênio no escapamento da bancada utilizando-se etanol anidro.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/661
Aparece nas coleções:Engenharia de energia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLEMATOS.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.