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dc.contributor.authorMatos, Gabrielle Arce-
dc.contributor.authorMolin, Natália-
dc.date.accessioned2017-07-10T12:22:17Z-
dc.date.available2017-07-10T12:22:17Z-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/661-
dc.description.abstractMotores são máquinas que têm por finalidade transformar qualquer tipo de energia primária em energia mecânica para realizar trabalho. Em motores a combustão interna do ciclo Otto, o sistema de admissão é responsável por preparar a mistura ar/combustível em uma razão adequada para garantir o melhor funcionamento do equipamento. Quando a razão ar/combustível nas condições de operação é maior que a estequiométrica dizemos que a mistura é pobre, pois contem mais ar que o necessário para que a reação de combustão completa aconteça. Quando acontece o contrário dizemos que a mistura é rica. Os motores a combustão interna de ciclo Otto também são conhecidos como motores de ignição por centelha, pois a reação de combustão é iniciada pela liberação de energia em uma vela que provoca uma faísca. Nesse tipo de motor o sistema de combustível tenta manter a mistura próxima às condições de estequiometria, ligeiramente pobre para garantir a queima total do combustível. A qualidade da mistura pode ser determinada pela presença de oxigênio nos produtos de combustão e o dispositivo utilizado para fazer essa medida é a sonda lambda. O consumo de ar do motor tem razão direta com a geração de potência do mesmo e esse consumo pode ser determinado pelo balanço mássico entre os reagentes e os produtos. Esse trabalho tem por finalidade realizar um estudo sobre o consumo de ar de um motor Ford Zetec Rocam Flex de 1000 cc através da análise de gases de exaustão, utilizando um analisador de gases para medir a presença de oxigênio no escapamento da bancada utilizando-se etanol anidro.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.subjectConsumo de arpt_BR
dc.subjectExcesso de oxigêniopt_BR
dc.subjectÁlcool anidropt_BR
dc.titleAnálise do consumo de ar em um motor alternativo ciclo Otto pela concentração de oxigênio nos produtos de combustãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the air consumption in an Otto cycle alternating motor by the concentration of oxygen in the combustion productspt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de energia - Trabalho de Conclusão de Curso

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