Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/506
Título: Função social da propriedade e seu cumprimento frente à antinomia jurídica do art. 185 e 186 da CF
Título(s) alternativo(s): Social function of the property and its compliance with the legal antinomy of art. 185 and 186 of the CF
Autor(es): Nagamoto, Maike Mikio
Palavras-chave: Propriedade
Função social
Reforma agrária
Desapropriação
Data do documento: 28-Fev-2014
Editor: UFGD
Resumo: O presente trabalho ressalta a função social da propriedade, como elemento constitutivo do conceito jurídico da propriedade. Destarte, este trabalho tem importância no sentido de perpetrar um levantamento das principais divergências doutrinárias e também jurisprudenciais, quanto à interpretação dos institutos que velam pela função social da propriedade. A possível solução dessas dúvidas permitiria uma maior efetivação do princípio da função social da propriedade e, na medida em que estaria fundamentando a intervenção estatal na propriedade privada por meio da desapropriação para fins de reforma agrária em face das propriedades estritamente produtivas, auxiliaria o estado na busca pela justiça social com uma melhor distribuição de terras, com consequente redução das desigualdades e aumento da produção.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/506
Aparece nas coleções:Direito - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAIKENAGAMOTO.pdf376,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.