Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/492
Título: Vidas vivas e (in)viáveis? Análises de homicídios de travestis no estado do Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Lives alive and (in) viable? Analysis of homicides of transvestites in the state of Mato Grosso do Sul
Autor(es): Lemes, Hisadora Beatriz Gonçalves
Palavras-chave: TJMS
Travestis
Análise de discurso
Data do documento: 4-Set-2013
Editor: UFGD
Resumo: Este artigo analisa as representações sobre as travestis dos enunciados judiciais produzidos pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), e complementarmente traz nossos diálogos com as travestis de Dourados/MS. Debruçamo-nos sobre os julgamentos de assassinatos destes sujeitos e das falas de travestis vivas em solos douradenses, cujas existências abalam as normas binárias de gênero (BUTLER, 2003) que nos subjetivam e a partir das quais, como nos inspira Michel Foucault (2001), são produzidas as “verdades” de nós sujeitos (assujeitados) ocidentais. Através das análises discursivas foucaultianas destes julgamentos e das narrativas de travestis douradenses, sugerimos como vidas que muito embora “vivas” no sentido biológico do termo (BUTLER, 2010) tem pouca ou nenhuma importância, quando não estão literalmente mortas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/492
Aparece nas coleções:Direito - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HISADORALEMES.pdf230,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.