Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/698
Título: Proposta de ensino de controladoria nos cursos de ciências contábeis no estado de Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Proposal of teaching of Controlling in the accounting sciences courses in the state of Mato Grosso do Sul
Autor(es): Viel, Marivange
Palavras-chave: Plano de ensino
Controladoria
Instituições de ensino superior
Ciências Contábeis
Data do documento: 20-Dez-2010
Editor: UFGD
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a proposta do ensino de Controladoria das Instituições de ensino superior (IES) nos cursos de graduação em Ciências Contábeis no Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e qualiquantitativa. Os dados foram coletados por meio de fontes primárias disponibilizadas nos planos de ensino das Instituições de Ensino Superior (IES). O estudo foi realizado com uma amostra de 14 IES o que corresponde a 38% do total de 37 Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo que a maioria delas são instituições privadas. Com os dados coletados verificou-se que a disciplina de controladoria é oferecida geralmente no sexto semestre e a carga horária varia de 40 a 80 horas/aula. As aulas expositivas e exercícios correspondem à metodologia mais utilizada dentre as instituições pesquisadas e as provas estão entre os métodos de avaliação mais citados no plano de ensino.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/698
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIVANGEVIEL.pdf317,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.