Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/655
Título: Análise técnica do uso do resíduo glicérico e do glicerol como fonte de energia renovável
Título(s) alternativo(s): Technical analysis of the use of glycerol residue and glycerol as a source of renewable energy
Autor(es): Santos, Michel Acosta
Palavras-chave: Biodiesel
Glicerol
Resíduo Glicérico
Energia Renovável
Sustentabilidade
Data do documento: 9-Mai-2017
Editor: UFGD
Resumo: Este trabalho traz informações sobre o glicerol e toda a sua forma de produção e de alguns fins para este produto, do processo de fabricação do biodiesel e aproveitamento do glicerol como alternativa de aproveitamento energético sustentável. Por meio de uma análise bibliográfica, este trabalho também visa aumentar o conhecimento atual a respeito e contribuir para a melhoria das perspectivas da indústria do biodiesel e derivados. Adicionalmente, este trabalho apresenta resultados de análises experimentais visando conhecer algumas características do glicerol comercial e do resíduo glicérico como subproduto proveniente de uma planta industrial de biodiesel, além de apresentar sugestões. Desta forma o presente estudo constitui-se em uma fonte importante de informação sobre o glicerol para autoridades ambientais, indústrias e pesquisadores.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/655
Aparece nas coleções:Engenharia de energia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELSANTOS.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.