Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/597
Título: Os reflexos da relação custo-volume-lucro na formação do preço de venda : o caso de uma pequena empresa
Título(s) alternativo(s): The reflexes of the cost-volume-profit relation in the formation of the sale price: the case of a small company
Autor(es): Rodrigues, Laura de Souza
Palavras-chave: Margem de contribuição
Análise custo-volume-lucro
Ponto de equilíbrio
Data do documento: 9-Dez-2009
Editor: UFGD
Resumo: Pressionadas pela concorrência acirrada, as empresas estão cada vez mais preocupadas em atrair clientes praticando preços de vendas de acordo com as exigências de um mercado competitivo, muitas vezes deixando de lado a preocupação com o lucro, em detrimento da conquista de espaço no mercado. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar os reflexos da relação custo-volume-lucro na formação do preço de venda. Os dados foram coletados in-loco, através de consulta a documentos e por meio de entrevista informal com os funcionários da linha de produção, com os sócios da empresa e com alguns fornecedores. A amostra para a análise foi composta pelos produtos que apresentaram os maiores índices de vendas. Os resultados obtidos demonstraram um prejuízo; a partir daí, formulou-se uma combinação entre o mix de produtos, a formação do preço e o volume de vendas, de acordo com os fatores da relação custo-volume-lucro, obtendo-se o lucro.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/597
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAURARODRIGUES.pdf105,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.