Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/567
Título: Grau de intangibilidade e indicadores de rentabilidade das empresas que compõem novo mercado BM&Fbovespa
Título(s) alternativo(s): Degree of intangibility and profitability indicators of the companies that make up the new BM & FBovespa market
Autor(es): Arzamendia, Fleuri Granzier
Palavras-chave: Grau de Intangibilidade
Ativo Intangível
Indicadores Rentabilidade
Data do documento: 19-Mar-2014
Editor: UFGD
Resumo: Nos últimos anos notou-se um grande aumento no interesse relacionado ao estudo de ativos intangíveis e aspectos relacionados à rentabilidade das empresas. Este trabalho tem como objetivo comparar os índices de rentabilidade de dois grupos de empresas do segmento Novo Mercado, listadas na BM&FBOVESPA nos anos 2010, 2011 e 2012, excluídas as empresas do setor econômico Financeiras e outras que não apresentavam todos os dados para o cálculo das variáveis. O primeiro grupo é formado pelas empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), enquanto o segundo é composto pelas empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Quanto à análise dos dados e tratamento foi utilizado o software SPSS. Os resultados encontrados mostram que existem diferenças de desempenho estatisticamente significativas entre os dois grupos, sendo que na maioria dos casos as empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS) obtém resultado melhor que as empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Foram analisados quatro indicadores de rentabilidade durante três anos. Das doze análises possíveis, as médias de todos os índices nos três anos estudados mostram um desempenho superior das empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), entretanto após realização de testes estatísticos não paramétricos para analisar a hipótese de existir diferença estatisticamente significativa, dez mostraram-se relevantes, enquanto duas não mostraram relevância estatística.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/567
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLEURIARZAMENDIA.pdf592,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.