Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/567
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArzamendia, Fleuri Granzier-
dc.date.accessioned2017-02-03T11:49:34Z-
dc.date.available2017-02-03T11:49:34Z-
dc.date.issued2014-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/567-
dc.description.abstractNos últimos anos notou-se um grande aumento no interesse relacionado ao estudo de ativos intangíveis e aspectos relacionados à rentabilidade das empresas. Este trabalho tem como objetivo comparar os índices de rentabilidade de dois grupos de empresas do segmento Novo Mercado, listadas na BM&FBOVESPA nos anos 2010, 2011 e 2012, excluídas as empresas do setor econômico Financeiras e outras que não apresentavam todos os dados para o cálculo das variáveis. O primeiro grupo é formado pelas empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), enquanto o segundo é composto pelas empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Quanto à análise dos dados e tratamento foi utilizado o software SPSS. Os resultados encontrados mostram que existem diferenças de desempenho estatisticamente significativas entre os dois grupos, sendo que na maioria dos casos as empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS) obtém resultado melhor que as empresas com grau de intangibilidade abaixo da mediana (TANGÍVEIS). Foram analisados quatro indicadores de rentabilidade durante três anos. Das doze análises possíveis, as médias de todos os índices nos três anos estudados mostram um desempenho superior das empresas com grau de intangibilidade acima da mediana (INTANGÍVEIS), entretanto após realização de testes estatísticos não paramétricos para analisar a hipótese de existir diferença estatisticamente significativa, dez mostraram-se relevantes, enquanto duas não mostraram relevância estatística.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.subjectGrau de Intangibilidadept_BR
dc.subjectAtivo Intangívelpt_BR
dc.subjectIndicadores Rentabilidadept_BR
dc.titleGrau de intangibilidade e indicadores de rentabilidade das empresas que compõem novo mercado BM&Fbovespapt_BR
dc.title.alternativeDegree of intangibility and profitability indicators of the companies that make up the new BM & FBovespa marketpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLEURIARZAMENDIA.pdf592,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.