Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/530
Título: Fechamento de circuito de água na ETA de uma usina sucroenergética no município de Dourados, MS
Título(s) alternativo(s): Water circuit closure in the ETA of a sugarcane power plant in the municipality of Dourados, MS
Autor(es): Chulli, Laís Arruda
Palavras-chave: Fechamento de circuito de água
Setor sucroenergético
Redução do consumo de água bruta
Data do documento: 24-Abr-2013
Editor: UFGD
Resumo: O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar no mundo, sendo também o segundo maior produtor de etanol mundial. Deste modo, o setor sucroenergético possui grande influência nos aspectos econômicos e socioambientais no Brasil. A principal matéria prima do setor sucroenergético brasileiro é a cana de açúcar que gera os seguintes produtos finais: açúcar, álcool anidro, álcool hidratado e bioeletricidade. Com o desenvolvimento e estabelecimento deste setor, alguns aspectos devem ser considerados para minimizar as interações negativas destes com o meio ambiente, principalmente no alto consumo de água e geração de efluentes hídricos. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho foi verificar das oportunidades para redução do consumo de água bruta captada em uma usina sucroenergética no município de Dourados – MS, através do fechamento de circuito de águas industriais. O método adotado foi o levantamento bibliográfico para a localização de índices de consumo ideias para o setor, levantamento de dados in locu, com entrevistas e discussões com os colaboradores da usina em estudo, levantamento da legislação ambiental brasileira sobre águas e a adoção de um método, encontrado na bibliografia, sobre conservação da água dentro da usina. Como resultados obtidos foram propostos duas ações de melhoria para estação de tratamento água. A proposta 1 voltada a redução no volume gerado de água residuária e a proposta 2 para um fechamento de circuito de água. As duas propostas são viáveis tecnicamente e atendem as demandas atuais da usina em estudo. Embora, a usina em estudo apresenta um consumo de água bruta relativamente baixa e próxima dos valores recomendados pelos órgãos reguladores do setor, a mesma tem por objetivo alcançar um nível ainda mais baixo do que os já obtidos atualmente. Desse modo, caso estas duas propostas sejam implementadas simultaneamente, as mesmas possibilitarão a redução de aproximadamente 43m³/h de água bruta captada. Considerando que atualmente a usina capta 900m³/h de água bruta, essa redução equivalerá a 5% do volume atualmente captado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/530
Aparece nas coleções:Gestão Ambiental - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAISCHULLI.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.