Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/517
Título: Efeito de diferentes concentrações de meio ms e de duas condições de luminosidade no crescimento in vitro de Cattleya nobilior (RCHB.F)
Título(s) alternativo(s): Effect of different concentrations of half ms and two light conditions on the in vitro growth of Cattleya nobilior (RCHB.F)
Autor(es): Andrade, Alinne de Oliveira
Palavras-chave: Orchidaceae
Floricultura
Condições de cultivo
Data do documento: Set-2013
Editor: UFGD
Resumo: A composição do meio de cultura, bem como as condições de cultivo, são fatores determinantes para o sucesso da propagação in vitro de plantas de orquídeas e podem influenciar a qualidade das mudas produzidas. Com o objetivo de estudar o crescimento in vitro de plantas de Cattleya nobilior, foram avaliados 25 diferentes concentrações salinas do meio de cultura MS, variando de 0 a 100 % (com intervalos médios de 4%), sob duas condições de luminosidade: luz vermelha (V) e luz vermelha e branca (VB). Foram inoculadas plantas de aproximadamente 1cm de comprimento e o meio de cultura foi suplementado com 30 g L-1 de sacarose, 5,5 g L-1 de ágar bacteriológico e o pH foi ajustado para 5,8 ± 0,1. Decorridos 120 dias do transplante, as plantas foram avaliadas quanto a porcentagem de sobrevivência, massa fresca, altura e diâmetro da touceira, comprimento da maior raiz da touceira, número de perfilhos, de raiz e de folhas da touceira. Foi verificado efeito conjunto (p<0,01) das condições de luminosidade e da concentração salina do meio MS, sobre todas as variáveis estudadas. Também foi observado efeito isolado (p<0,01) da concentração salina do meio MS sobre as variáveis analisadas, entretanto as condições de luminosidade, isoladamente, não interferiram (p>0,05) nos resultados desse trabalho. A concentração de sais do meio MS variando de 60 a 75% propiciou incremento em todas as variáveis estudadas independentemente da condição de luminosidade. A utilização de luminosidade de 15 μmol m-2 s-1 propiciada por uma lâmpada fluorescente branca associada a uma lâmpada fluorescente vermelha é eficiente para o crescimento in vitro de C. nobilior minimizando os custos de produção.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/517
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINNEANDRADE.pdf214,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.