Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/514
Título: A (in)constitucionalidade do artigo 17-b da lei n. 12.683/2012 e a atuação do ministério público
Título(s) alternativo(s): The (in) constitutionality of Article 17-b of Law no. 12.683/2012 and the performance of the public ministry
Autor(es): Zuffo, Bruna Moccelin
Palavras-chave: Lavagem de dinheiro
Dados cadastrais
Ministério Público
Data do documento: 25-Nov-2013
Editor: UFGD
Resumo: O presente artigo científico, cuja metodologia empregada foi a busca bibliográfica e linha de pesquisa para construção do saber jurídico, tem como propósito central a análise do artigo 17-B da nova Lei de Lavagem de Dinheiro (12.683/2012), mais precisamente sobre a requisição de dados cadastrais diretamente pelo Ministério Público, sem o crivo do Poder Judiciário, analisando se há ofensa a princípios constitucionais como à intimidade e o devido processo legal. Num primeiro momento, o estudo é dirigido aos direitos fundamentais e sua incidência na Constituição, enfatizando o direito à intimidade e ao sigilo, bem como a abrangência dos dados cadastrais, e se são protegidos pelo sigilo constitucional. Depois analisa-se a atuação do Ministério Público no combate aos crimes organizados e sua importância. Por fim, a partir da análise dos temas debatidos, verifica-se a constitucionalidade da referida lei, no aspecto da requisição de dados cadastrais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/514
Aparece nas coleções:Direito - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNAZUFFO.pdf249,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.