Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorManini, Giseli-
dc.date.accessioned2017-01-16T13:29:23Z-
dc.date.available2017-01-16T13:29:23Z-
dc.date.issued2013-11-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/513-
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo verificar se as pessoas com deficiência em idade escolar, de acordo com a Constituição Federal, as leis e os tratados internacionais aos quais o Brasil aderiu, têm direito de acesso ao ensino básico obrigatório e, caso afirmativo, se em salas de aulas regulares ou em salas de aulas “especiais”, nas quais não existam alunos não deficientes, seja em instituições regulares de ensino ou em “escolas especiais”. Anda, visou identificar o conceito e características da Educação Inclusiva; se o atual modelo de educação das pessoas com deficiência (através de atendimento educacional especializado, substitutivo do ensino regular comum, por meio de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais) atende à necessidade de uma Educação Inclusiva; e identificar qual o modelo de Educação Inclusiva trazido pela Constituição Federal e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. O presente estudo desenvolve-se mediante revisão bibliográfica sobre a matéria objeto de estudo e através da análise da Constituição Federal, da legislação em vigor e das Convenções e Declarações Internacionais sobre a matéria. Ao final, conclui que não se pode negar o direito das pessoas com deficiência de acesso à educação básica obrigatória, gratuita e inclusiva.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleO direito de acesso das pessoas com deficiência ao ensino básico regular obrigatóriopt_BR
dc.title.alternativeThe right of access for persons with disabilities to compulsory regular basic educationpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Direito - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISELIMANINI.pdf428,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.