Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/485
Título: Produção de β-glicosidase por cultivo em estado sólido do fungo termofílico Thermomyces lanuginosus
Título(s) alternativo(s): Β-glycosidase production by solid-state cultivation of the thermophilic fungus Thermomyces lanuginosus
Autor(es): Camargo, Vinicius Godoy
Palavras-chave: Enzimas microbianas
Celulases
Resíduos agroindustriais
Data do documento: 20-Mai-2013
Editor: UFGD
Resumo: Dentro da grande família das celulases, as β-glicosidases são importantes enzimas que contribuem para a hidrólise enzimática da celulose. Os parâmetros de cultivo em estado sólido para a maior produção enzimática por parte do fungo Thermomyces lanuginosos, foram estudados no presente trabalho. Temperatura, substrato, umidade, pH da solução nutriente e tempo de crescimento, foram os parâmetros avaliados. O fungo apresentou crescimento em 50°C. Dentre os substratos utilizados, o cultivo em farelo de trigo apresentou maior produção de β-glicosidase, cerca de 1,73 U/mL (17,3 U/g). Dentre as umidades avaliadas, foi encontrado 75% como umidade relativa ideal. Ao cultivar o fungo em diferentes valores de pH, pode-se perceber que o mesmo mostrou-se mais eficiente em pH 3,0. A maior produção de enzima foi obtida após 120 horas de cultivo nas condições previamente estabelecidas. Os resultados obtidos permitem inferir que a linhagem fúngica testada possui potencial para a produção de β-glicosidase utilizando subproduto agroindustrial como substrato em cultivo em estado sólido.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/485
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VINICIUSCAMARGO.pdf485,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.