Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/433
Título: Cultura organizacional: uma análise de construção e manutenção da cultura em uma cooperativa de crédito
Título(s) alternativo(s): Organizational culture: an analysis of construction and maintenance of culture in a credit union
Autor(es): Machado, Rogério GOnçalves
Palavras-chave: Cultura organizacional
Cooperativas de crédito
Construção da cultura organizacional
Data do documento: 19-Dez-2014
Editor: UFGD
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os procedimentos a respeito da construção e manutenção da cultura organizacional de uma cooperativa de crédito situada na cidade de Dourados-MS. O objetivo é identificar os elementos que constituem o processo de construção da cultura, além de analisar quais são os traços e as práticas adotadas pelos funcionários para manutenção da mesma. O referencial teórico apresenta uma abordagem dos conceitos de cultura nas organizações, apontando as primeiras definições antropológicas e o entendimento que a área da administração traz sobre o assunto, além disso, há uma descrição das cooperativas, em especial as de créditos, e como a cultura é trabalhada dentro destes tipos de organizações. Para elaboração deste projeto, foi realizada uma pesquisa de campo através do método etnográfico, no qual o pesquisador fará parte do campo pesquisado e adotará um diário para registrar todos os pontos que considerar relevante para construção de seu trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, foram os seguintes: levantamento bibliográfico sobre o tema, pesquisa de caráter qualitativo com aplicação do método etnográfico, a técnica de coleta de dados se deu por meio da criação de um diário de campo e as análises foram realizadas a partir da interpretação dos dados obtidos. Esta etapa do trabalho proporcionou as condições para se chegar ao resultado final da pesquisa, constatando que a cultura é construída e desenvolvida por meio da ação de todos os participantes da organização e que as relações sociais estabelecidas dentro do ambiente interno dão a sustentação necessária a essa cultura, que poderá ser transmitida e modificada ao longo do tempo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/433
Aparece nas coleções:Administração - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGERIOMACHADO.pdf602,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.