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dc.contributor.authorPereira, Kezia Sayoko Matsui-
dc.date.accessioned2016-06-16T17:57:50Z-
dc.date.available2016-06-16T17:57:50Z-
dc.date.issued2016-04-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/360-
dc.description.abstractO presente trabalho visa realizar uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) no setor operacional de uma agência bancária. A pesquisa teve o foco no estudo das atividades realizadas em posto de caixa de atendimento. Para a compreensão dos conhecimentos necessários, realizou-se o levantamento bibliográfico em livros, artigos e sites relacionados ao tema. O estudo de caso se deu por meio da análise do ambiente organizacional da instituição financeira, coleta de dados, diagnóstico e recomendações. O setor operacional apresentou-se como a área onde os funcionários possuem um volume expressivo de tarefas durante a jornada de trabalho, sendo assim, por meio da aplicação de questionários e análise do espaço/ambiente em termos de conforto térmico, luminoso e acústico foi possível detectar os pontos passíveis de investigação. Dessa forma, o ruído ambiental mostrou-se como um dos pontos críticos, sendo realizada a medição da intensidade sonora presente no espaço de trabalho para averiguar sua origem. Quanto à análise das posturas, inicialmente identificou-se o modo operativo referente à execução das atividades, e pautados nos movimentos e gestos do operador, aplicou-se o método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) com o suporte do Software Ergolândia 5.0 para detectar o nível de intervenção necessária para as posturas analisadas. A partir da síntese dos dados levantados realizou-se o diagnóstico do ambiente de trabalho, sendo os fatores acústicos e posturais, os pontos críticos identificados. Por fim, foram propostas recomendações ergonômicas quanto ao espaço de trabalho e prevenção a saúde ocupacional.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectSetor bancáriopt_BR
dc.subjectAnálise Ergonômica do Trabalhopt_BR
dc.titleERGONOMIA NO SETOR DE SERVIÇOS: CAIXAS DE ATENDIMENTO DE BANCOpt_BR
dc.title.alternativeERGONOMICS IN THE SERVICES SECTOR: BANK CALL BOXESpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Trabalho de Conclusão de Curso

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