Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/313
Título: Utilização de formol em alisamento capilar para ensinar conceitos de ligações intermoleculares sob a perspectiva freireana
Título(s) alternativo(s): Formalin use in hair straightening to teach concepts of intermolecular bonds under Freire's perspective
Autor(es): Gonçalves, Caroline
Palavras-chave: Ensino de Química
Formol
Alisamento
Ligações intermoleculares
Paulo Freire
Momentos pedagógicos
Data do documento: 13-Nov-2015
Editor: UFGD
Resumo: No presente trabalho serão apresentados os resultados de uma pesquisa que buscou abordar o conceito de ligações intermoleculares a partir do tema alisamento capilar, sob a perspectiva de Paulo Freire. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública de Dourados-MS com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os resultados abordam um estudo de caso, que apresenta a problemática da queda de cabelo após realização de alisamento capilar. Ao analisar a atividade, percebemos que a proposta deste estudo de caso apresentou-se como uma estratégia de ensino promotora de discussões entre o conteúdo científico e fatos presentes do cotidiano dos alunos, possibilitando a contextualização de conteúdos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/313
Aparece nas coleções:Química - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
encrypted_CAROLINEGONCALVES (2).pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.