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https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/200
Título: | A pós-graduação em educação no Mato Grosso do Sul: desafios de flexibilização e inserção social no contexto das políticas de expansão doas anos FHC (1995--2000) |
Autor(es): | Santos, Reinaldo dos Tavares, Danieli |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | TAVARES, Danieli. A pós-graduação em educação no Mato Grosso do Sul: desafios de flexibilização e inserção social no contexto das políticas de expansão doas anos FHC (1995--2000). 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010 |
Resumo: | RESUMO - Neste trabalho analisamos a pós-graduação em educação em Mato Grosso do Sul, inserida no contexto da política de expansão do governo FHC, no período de 1995 a 2002. O estudo em questão foi desenvolvido a partir dos documentos produzidos pelo Conselho Federal de Educação, pelo Fórum de Coordenadores da região Centro-Oeste, norteadores da pósgraduação, e por meio dos arquivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, em Campo Grande. Relacionando as dimensões nacional e local, as perspectivas expansivas do sistema de pós-graduação nacional, as dificuldades regionais, os momentos de proposição e de implementação de políticas educacionais, discutimos a relevância atribuída à flexibilização e inserção social dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMS e UCDB nos anos 1990, no contexto das políticas para o setor no período. A partir da análise das fontes documentais, dados estatísticos e da coleta de dados realizada no PPGEd da UFMS, foi questionada a coerência da “flexibilização” dos currículos e programas como sua inserção social na região e no cenário nacional. Apontamos os reflexos da política expansiva nos desafios enfrentados pela pós-graduação em educação em MS, bem como pelos reclamos dos programas. Explicitamos o significado que a “flexibilização” e a inserção social da pósgraduação em educação estudada adquire no estado e as noções de campo científico, região e poder no referencial de Bourdieu. Concluímos que, na interseção nacional e local, engendrase um movimento dialético e de forças simbólicas no qual se consubstanciam movimentos de adesão e resistência à política nacional para a pós-graduação, consistindo este em possibilidade e limite da efetividade dessa política no espaço local. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/200 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Mestrado em Educação |
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