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dc.contributor.advisorSantos, Reinaldo dos-
dc.contributor.authorTavares, Danieli-
dc.date.accessioned2011-12-16T17:11:04Z-
dc.date.available2011-12-16T17:11:04Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-04-13-
dc.identifier.citationTAVARES, Danieli. A pós-graduação em educação no Mato Grosso do Sul: desafios de flexibilização e inserção social no contexto das políticas de expansão doas anos FHC (1995--2000). 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/200-
dc.description.abstractRESUMO - Neste trabalho analisamos a pós-graduação em educação em Mato Grosso do Sul, inserida no contexto da política de expansão do governo FHC, no período de 1995 a 2002. O estudo em questão foi desenvolvido a partir dos documentos produzidos pelo Conselho Federal de Educação, pelo Fórum de Coordenadores da região Centro-Oeste, norteadores da pósgraduação, e por meio dos arquivos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, em Campo Grande. Relacionando as dimensões nacional e local, as perspectivas expansivas do sistema de pós-graduação nacional, as dificuldades regionais, os momentos de proposição e de implementação de políticas educacionais, discutimos a relevância atribuída à flexibilização e inserção social dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFMS e UCDB nos anos 1990, no contexto das políticas para o setor no período. A partir da análise das fontes documentais, dados estatísticos e da coleta de dados realizada no PPGEd da UFMS, foi questionada a coerência da “flexibilização” dos currículos e programas como sua inserção social na região e no cenário nacional. Apontamos os reflexos da política expansiva nos desafios enfrentados pela pós-graduação em educação em MS, bem como pelos reclamos dos programas. Explicitamos o significado que a “flexibilização” e a inserção social da pósgraduação em educação estudada adquire no estado e as noções de campo científico, região e poder no referencial de Bourdieu. Concluímos que, na interseção nacional e local, engendrase um movimento dialético e de forças simbólicas no qual se consubstanciam movimentos de adesão e resistência à política nacional para a pós-graduação, consistindo este em possibilidade e limite da efetividade dessa política no espaço local.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleA pós-graduação em educação no Mato Grosso do Sul: desafios de flexibilização e inserção social no contexto das políticas de expansão doas anos FHC (1995--2000)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.subject.keywordHistória da Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPós-graduação - Mato Grosso do Sulpt_BR
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