Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/136
Título: Espaço geográfico : reprodução e consumo através da atividade turística em Anaurilândia e Fátima do Sul - MS - Brasil.
Autor(es): Ocon, Débora Cristina Macorini
Palavras-chave: Turismo - Anaurilândia-MS
Geografia urbana
Turismo - Fátima do Sul-MS
Espaço - Reprodução e consumo
Data do documento: 15-Set-2009
Citação: OCON, D.C.M. Espaço geográfico : reprodução e consumo através da atividade turística em Anaurilândia e Fátima do Sul - MS - Brasil. 2009. 133f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2009. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=163>. Acesso em: 25 Out 2010.
Resumo: Esta dissertação de mestrado surge a partir de reflexões realizadas no Grupo de Pesquisa Território e Ambiente da Faculdade de Ciências Humanas, sediado na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), por meio da ciência geográfica busca-se realizar uma discussão sobre a produção do espaço geográfico para o desenvolvimento da prática da atividade turística, este estudo procura priorizar o levantamento de dados sobre os equipamentos “urbanos” apropriados e criados pela/para a atividade turística afim de demonstrar como a produção do espaço turístico está intimamente ligada com fatores sociais (políticos), econômicos e ambientais. Como recorte espacial observa-se a inserção da atividade turística em dois municípios distintos: Anaurilândia e Fátima do Sul, a escolha por estes municípios partiu da premissa e existência de duas obras públicas significativas, em infra-estrutura, para a construção da prática turística nesses lugares. Essas obras são respectivamente: Balneário Municipal de Anaurilândia e Parque Aquático e Ambiental de Fátima do Sul, além das obras visualiza-se neste trabalho que os municípios envolvidos possuem a mesma estrutura econômica, onde a atividade turística origina-se por diferentes fatores, mas com o entendimento do Turismo como uma “nova” alternativa econômica ao lugar. _____________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT - Esta disertación de maestría surgió a partir de las reflexiones realizadas en El Grupo de Investigación Territorial y Ambiente de la Facultad de Ciencias humanas, con sede en UFGD (Universidad Federal da Faculdade da Grande Dourados), ya que por medio de la ciencia geográfica se busca realizar una discusión sobre la producción del espacio físico para el desarrollo de las practicas de actividad turística, este estudio busca priorizar la recaudación de los datos sobre los equipos “urbanos” apropiados y creados para la actividad turística, con la finalidad de demostrar que la producción del espacio turístico está íntimamente relacionada con factores sociales (políticos), económicos y ambientales. Como recorte espacial se observa que la inserción de la actividad turística en los dos municipios: Anaurilândia y Fátima do Sul, se escogieron estos dos municipios para partir de la siguiente premisa y existencia de dos obras públicas de grande significado, en infraestructura, para la construcción de las practicas turísticas de este lugar. Esas obras son, respectivamente: el balneario municipal de Anauralândia y el parque Acuático y ambiental de Fátima do Sul, además de dos obras que se visualizan en este trabajo que los municipios envueltos poseen la misma estructura económica, donde la actividad turística se origina por diferentes factores, pero con el entendimiento del turismo como una “nueva” alternativa económica del lugar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/136
Aparece nas coleções:FCH - Mestrado em Geografia (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DeboraCristinaMarcoriniOcon.pdf12,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.