Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/117
Título: Características populacionais da classe Collembola (Arthropoda: Hexapoda) no perfil do solo em cincos ambientes da Região de Dourados-MS.
Autor(es): Silva, Rosimeire Fernandes da
Palavras-chave: Collembola
Impacto ambiental
Agroecossitema
Distribuição vertical
Data do documento: 31-Ago-2007
Citação: SILVA, R. F. Características populacionais da classe Collembola (Arthropoda: Hexapoda) no perfil do solo em cincos ambientes da Região de Dourados-MS. 2007. 31f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2007. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=102>. Acesso em: 21 Out. 2010
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a composição e a dinâmica das populações dos organismos da Classe Collembola como bioindicadores de impactos ambientais, através da comparação de amostras do solo em ambientes naturais e em agroecossistemas e inferir sobre o seu papel no funcionamento e na sustentabilidade dos sistemas de plantio. O material do estudo foi retirado em cinco ambientes distintos localizados na Fazenda Experimental da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Mata do Azulão (Fazenda Coqueiro): plantio direto irrigado (PDI), plantio direto de sequeiro (PDS), plantio convencional irrigado (PCI) plantio convencional de sequeiro (PCS), e ambiente natural (mata), em cinco profundidades do perfil do solo para cada local amostrado no município de Dourados-MS, no período de agosto à dezembro de 2006. Foram obtidos 108 indivíduos divididos em 6 famílias. O ambiente natural registrou um efeito decrescente em número de indivíduos da primeira para a última camada amostrada. Em PDI e ambiente natural ocorreu a maior média de organismos, seguidos por PDS. Os representantes das famílias Isotomidae e Entomobryidae foram encontrados em maior quantidade nestes sistemas. A Família Isotomidae teve um aumento no número de indivíduos encontrados da primeira para a última época amostrada.
URI: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/117
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_RosimeireFernandesSilva.pdf672,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.