Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/113
Título: Avaliação de um inoculante microbiano na estabilidade aeróbica da silagem de duas forrageiras.
Autor(es): Greffe, Jefferson Carbonaro
Vargas Jr, Fernando Miranda
Carvalho, Alexandre Soares de
Graciano, João Dimas
Pinto, Guilherme dos Santos
Silva, Umberto Greffe da
Palavras-chave: Forrageiras - Inoculante
Milho
Tanzânia
Data do documento: 2009
Citação: GREFFE, Jefferson Carbonaro; VARGAS JÚNIOR, Fernando Miranda; CARVALHO, Alexandre Soares de; GRACIANO, João Dimas; PINTO, Guikherme dos Santos; SILVA, Umberto Greffe da. Avaliação de um inoculante microbiano na estabilidade aeróbica da silagem de duas forrageiras. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO,3., ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,3., ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2., 2009, Dourados. Anais...Dourados: UFGD, 2009. p.1-4. 1 CD-ROM
Resumo: Este trabalho buscou avaliar a eficiência de um inoculante comercial composto por Lactobacillus plantarum e Enterococcus faecium, na elaboração de silagem estudando os efeitos desde no aspecto relativo à estabilidade aeróbica de duas forrageiras: Milho e Panicum Maximum cv. Tanzânia. Foram testadas três doses de inoculante (Controle, 50% Inoculante Recomendado e 100% Inoculante Recomendado) e duas forrageiras (Milho planta inteira e Panicum Maximum cv. Tanzânia), perfazendo seis tratamentos. O delineamento experimental foi em fatorial 3 x 2, com três repetições por tratamento. Para a avaliação da estabilidade aeróbica a temperatura dos mini-silos confeccionados em baldes foi observada nos seguintes tempos: 0, 2, 4, 6, 8, 12, 18, 24, 36, 48, 60, 72, 84 e 96 horas. Não observou interação entre dose de inoculante e forrageiras. Houve aumento da temperatura até aproximadamente 48 horas, após este período a temperatura reduziu-se independentemente do tratamento. Verificou-se diferença estatística somente nos tempos 2 e 84 horas pós-abertura dos silos, com temperatura maior para o tratamento 50% de Inoculante recomendado. Conclui-se que a estabilidade aeróbica não é influenciada quanto à dose de inoculante e a utilização deste, independentemente do tipo de forragem.
URI: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/113
Aparece nas coleções:Zootecnia - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AvaliaçãoInoculanteMicrobianoestabilidade Silagem.pdf204,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.