Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/685
Título: Análise da variação do consumo agregado do Brasil no período de 2000 a 2012
Título(s) alternativo(s): Analysis of the variation of the aggregate consumption of Brazil in the period from 2000 to 2012
Autor(es): Silva, Angelo Marcelo Pessoa da
Palavras-chave: consumo
PIB
taxa de juros
taxa de câmbio
método de mínimos quadrados ordinários
Data do documento: 10-Abr-2017
Editor: UFGD
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as variações do Consumo Agregado do Brasil diante das oscilações do PIB, Taxa de Juros e Taxa de Câmbio, no período compreendido de 2000.1 a 2012.4, com frequência de dados trimestral. O método utilizado foi o de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), através do software Eviews 8 e Excel, com teste de correlação, análise descritiva das variáveis, teste de raiz unitária, análise da regressão entre as séries, teste de heterocedasticidade e autocorrelação das séries. Apesar do Consumo também ser afetado por variáveis que não podem ser mensuradas, como os gostos e preferências dos consumidores, este trabalho apresenta resultados que indicam o PIB como sendo a variável mais confiável na análise, pois as variáveis Taxa de Juros e Câmbio apresentaram coeficientes duvidosos para a explicação da variação do Consumo no período estudado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/685
Aparece nas coleções:Economia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELOSILVA.pdf320,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.