Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/678
Título: O complexo de soja sul-matogrossense e a lei Kandir, uma análise sobre suas resultantes : prejuízos ou benefícios?
Título(s) alternativo(s): The South-Mato Grosso soybean complex and the Kandir law, an analysis of its results: losses or benefits?
Autor(es): Sanchez, Daiane Costa
Palavras-chave: Lei Kandir
ICMS
Complexo de Soja
Data do documento: 13-Abr-2017
Editor: UFGD
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as principais consequências da Lei Complementar nº 87/96, conhecida popularmente como "Lei Kandir", que desonera o ICMS de produtos que se destinam ao exterior, bem como sua influência no complexo de soja no estado de Mato Grosso do Sul e seu impacto nas exportações de produtos primários e semimanufaturados, no período de 1980 a 2010. Os dados foram coletados do Ministério da Fazenda, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que possui os dados de exportações brasileiras em dólares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados indicaram que a Lei Complementar não exerce significativa influência na quantidade de produtos primários e semimanufaturados exportados, no entanto, seus principais prejuízos acarretados são referentes às perdas e ganhos de receita oriundos da desoneração fiscal.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/678
Aparece nas coleções:Economia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANESANCHEZ.pdf656,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.