Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/675
Título: A relação entre a educação e a produtividade do trabalho na indústria de transformação no Brasil de 2000 a 2013
Título(s) alternativo(s): The relationship between education and labor productivity in the manufacturing industry in Brazil from 2000 to 2013
Autor(es): Baptista, Caio Henrique Mota Silva
Palavras-chave: Indústria de transformação
Produtividade do trabalho
Educação
Data do documento: 10-Mai-2016
Editor: UFGD
Resumo: Este trabalho busca analisar o crescimento da produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira desde a década de 1970 até o período pós-crise mundial. Mais especificamente teve o objetivo de analisar a relação entre educação e a produtividade do trabalho na indústria de transformação brasileira, de forma que o primeiro influencia o segundo, essa influência se dá por meio de maiores investimentos em P&D e educação, maior qualificação da mão-de-obra e maior nível de escolaridade. Referente à educação e produtividade do trabalho na indústria, foi observado uma relação forte entre a porcentagem do PIB investidos em educação e os anos de escolaridade média da população com a produtividade do trabalho na indústria de transformação no período de 2000 a 2013. Dessa forma, o Brasil pode aumentar sua produtividade industrial com maiores incentivos e investimentos à educação, P&D e qualificação da mão-de-obra.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/675
Aparece nas coleções:Economia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAIOBAPTISTA.pdf397,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.