Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/671
Título: Arranjos produtivos locais : o caso das empresas do setor de vestuário do Mato Grosso do Sul
Título(s) alternativo(s): Local productive arrangements: the case of companies in the apparel sector of Mato Grosso do Sul
Autor(es): Vieira, Daniele Muniz da Silva
Palavras-chave: APLs
Desenvolvimento Regional
Aglomerações Territoriais
Data do documento: 23-Mai-2016
Editor: UFGD
Resumo: O conceito de Arranjo Produtivo Local foi elaborado no Brasil pela Redesist – Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos Locais – no inicio da década de 2000, por conta do crescente interesse que as aglomerações territoriais produtivas vêm despertando nos órgãos públicos e privados de apoio ao desenvolvimento. Neste sentido, este trabalho busca analisar a importância das aglomerações territoriais, com ênfase no Arranjo Produtivo Local (APL), para o desenvolvimento da Região Sul do Mato grosso do Sul. Para tanto, utilizou-se, além da revisão bibliográfica, a análise de uma pesquisa realizada juntos aos empresários e empreendedores do setor da indústria de confecção do vestuário e acessórios da Região Sul do estado do Mato Grosso do Sul. Os resultados mostraram que, é possível constatar algumas características inerentes aos APLs junto ao setor pesquisado, no entanto, ainda cabem estudos voltados ao tema, objetivando a promoção da interação e cooperação entre os agentes econômicos inseridos no contexto. Vale ressaltar que ganhos de competitividade e fortalecimento da economia local podem ser potencializados a partir da concentração geográfica de organizações de um mesmo setor e de esforços coletivos dos atores econômicos, políticos, públicos e privados, que compartilhem da mesma visão: o desenvolvimento e a consolidação de uma economia local, forte e bem sucedida.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/671
Aparece nas coleções:Economia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELEVIEIRA.pdf10,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.