Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/666
Título: Análise das importações e exportações brasileiras e a relação do câmbio no período de 2010 a 2015
Título(s) alternativo(s): Analysis of Brazilian imports and exports and the exchange ratio in the period from 2010 to 2015
Autor(es): Dias, Caroline Sobroza
Palavras-chave: Importações
Exportações
Taxa de câmbio
Influência
Data do documento: 18-Out-2016
Editor: UFGD
Resumo: O objetivo deste trabalho foi identificar qual a influência da taxa de câmbio sobre as importações e exportações no período de 2010 a 2015. Assim como descrever qual dos tipos de produtos exportados (básicos, semimanufaturados e manufaturados) é mais sensível as oscilações cambiais. Para isso foram estimadas regressões e realizados os testes de correlação, estacionariedade, heterocedasticidade e autocorrelação. Portanto, foi possível constatar que as importações totais, de acordo com o que a teoria propõe, tem uma relação negativa com a taxa de câmbio. Já as exportações totais têm uma relação positiva com a taxa de câmbio. E os produtos básicos exportados e os produtos semimanufaturados exportados também possuem uma relação positiva com a taxa de câmbio. No entanto, verificou-se que os produtos manufaturados exportados, diferentemente do que a teoria propõe, não possuem relação com as oscilações cambiais. Por fim, constatou-se que das variáveis analisadas, os produtos básicos são os mais sensíveis as oscilações na taxa de câmbio.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/666
Aparece nas coleções:Economia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINADIAS.pdf720,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.