Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/653
Título: Caracterização energética dos resíduos sólidos agroindustriais de duas usinas da região da Grande Dourados
Título(s) alternativo(s): Energy characterization of agroindustrial solid waste from two plants in the Grande Dourados region
Autor(es): Olivi, Jéssica Beatriz
Palavras-chave: Análise termogravimétrica
Termogravimetria derivada
Insumo energético
Geração de energia
Termoelétrica
Data do documento: 1-Nov-2016
Editor: UFGD
Resumo: A bioenergia contida na biomassa é considerada uma fonte de energia renovável, que possui um papel significante na matriz energética nacional. Adicionalmente, o estado do Mato Grosso do Sul é tido como um dos maiores produtores de cana de açúcar e sorgo biomassa do Brasil. A significativa concentração destas biomassas vegetais na região é um dos motivos que é utilizada como fonte de geração de energia, principalmente a cana de açúcar, em indústrias sucroalcooleiras localizadas no estado. Outro motivo é o potencial energético que essas biomassas agroindustriais possuem para geração de etanol e energia térmica e, posteriormente, energia elétrica. A geração de energia elétrica utilizando o bagaço de cana e de sorgo biomassa como insumo energético em usinas é dada por meio da combustão direta dos mesmos em uma caldeira aquatubular, gerando vapor superaquecido, o qual é utilizado para girar as pás de uma turbina acoplada a um gerador. Contudo, para certificar o potencial da matéria-prima local para geração de energia em termoelétricas, foram coletadas amostras de bagaço de cana e bagaço de sorgo biomassa em duas usinas sucroalcooleiras da região de Dourados, Mato Grosso do Sul. Foi então realizado um estudo do comportamento térmico, por meio de caracterização energética dos combustíveis sólidos agroindustriais em questão. Esta caracterização é constituída pela análise imediata (teor de umidade, teor de matéria volátil, teor de carbono fixo e teor de cinzas), pela determinação do Poder Calorífico Superior (PCS), pela Análise Termogravimétrica (TGA) e pela Termogravimetria Derivada (DTG). Por meio dessas análises, foi possível verificar que os insumos energéticos em estudo apontaram-se com um relevante potencial para geração de energia na região sul do Mato Grosso do Sul. Por consequência, o sorgo biomassa pode ser um complemento iminente, no período de entressafra, para as usinas que utilizam a cana de açúcar como principal matéria-prima.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/653
Aparece nas coleções:Engenharia de alimentos - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÉSSICAOLIVI.pdf20,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.