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dc.contributor.authorCunha, Talita Mitsue Onose Araujo-
dc.date.accessioned2017-07-07T15:27:18Z-
dc.date.available2017-07-07T15:27:18Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/648-
dc.description.abstractAs turbinas a gás já consolidadas para propulsão e uso industrial vem ganhando destaque devido a seu potencial para geração de energia elétrica em diferentes potências. Isso se deve ao aumento na demanda energética, assim como a aplicação de cogeração e geração distribuída. Nesse contexto, as microturbinas se sobressaem devido a vantagens como: simplicidade do sistema e custo relativamente baixo frente a outros sistemas geradores. Entretanto, no cenário brasileiro, poucos estudos são encontrados acerca do dimensionamento e projeto de microturbinas com diferentes arranjos, inclusive com finalidade didática. Este trabalho apresenta a aplicação de metodologia desenvolvida para o dimensionamento de turbinas de grande porte para o projeto de câmara de combustão de uma microturbina derivada de um turbocompressor automotivo. São apresentadas as etapas de cálculos assim como as características encontradas para tal combustor. O projeto final do tubo de chama é apresentado e comparado com literatura.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.subjectCâmara de combustãopt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.subjectProjetopt_BR
dc.subjectMicroturbinapt_BR
dc.titleDimensionamento de câmara de combustão para microturbina derivada de turbocompressor automotivopt_BR
dc.title.alternativeDimensioning of combustion chamber for microturbine derived from automotive turbochargerpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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