Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/635
Título: Biomonitoramento de águas superficiais do rio Dourados por meio de avaliação genotóxica e mutagênica em Astyanax lacustris (CHARACIDAE)
Título(s) alternativo(s): Biomonitoring of surface waters of the Dourados river by genotoxic and mutagenic evaluation in Astyanax lacustris (CHARACIDAE)
Autor(es): Cardoso, Sabrina de Souza
Palavras-chave: Monitoramento ambiental
Micronúcleo
Alterações morfológicas nucleares
Data do documento: 14-Fev-2017
Editor: UFGD
Resumo: Ações antrópicas como urbanização, industrialização e atividades agrícolas resultam na contaminação dos recursos hídricos. Considerando os riscos que esses contaminantes podem causar à saúde dos organismos vivos, o monitoramento de danos genéticos tem despertado o interesse do meio científico, a fim de contribuir para planos de controle da qualidade de água. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo investigar o potencial mutagênico e genotóxico de amostras de água provenientes do Rio Dourados em eritrócitos de Astyanax lacustris, peixes popularmente chamados de lambaris. Amostras de água foram coletadas nos períodos de estiagem e alta pluviosidade. Para as análises biológicas foram realizados testes de micronúcleo e alterações morfológicas nucleares em A. lacustris. As médias de micronúcleo e alterações morfológicas nucleares foram submetidas ao teste de normalidade Shapiro Wilk e posteriormente, ao teste de Kruskal-Wallis a 5%. Os resultados indicaram que as amostras de água não apresentaram efeito mutagênico em eritrócitos dos peixes nos diferentes pontos de coleta. Em relação aos pontos de coleta ao longo do rio, o ponto 9 foi o local com maior número de alterações morfológicas nucleares, em ambos os períodos avaliados. Considerando os períodos de coleta, o mês de novembro apresentou maior número de danos genéticos, o que pode ser atribuído ao período de alta pluviosidade, lixiviando contaminantes do solo para o rio e fazendo com que poluentes aprisionados no sedimento subam para a superfície. Desta forma, bioensaios em A. lacustris, demonstraram ser uma ferramenta útil e sensível na avaliação de recursos hídricos impactados em diferentes pontos e períodos de coleta.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/635
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINACARDOSO.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.