Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/630
Título: Produção e avaliação sensorial do vinho e do espumante de butiá (Butiá yatay) obtido pelo processo "champenoise"
Título(s) alternativo(s): Production and sensorial evaluation of wine and butiá (Butiá yatay) obtained by the "champenoise" process
Autor(es): Trecenti, Noelly Maria Zimpel
Palavras-chave: Vinho
Espumante
Butiá
“Champenoise”
Data do documento: 6-Out-2016
Editor: UFGD
Resumo: Desde que foi descoberto, o vinho é um produto altamente consumido no mundo, em diversas ocasiões, sua criação a partir de frutos típicos valoriza determinada região de origem. O Butiá, muito encontrado no Rio Grande do Sul, Brasil, pertence à família Arecaceae, mais conhecido como coquinho azedo foi utilizado como matéria prima deste trabalho. Atualmente, são considerados espumantes, vinhos que passaram por duas fermentações, uma tranquila e normal e a outra com adição de açúcar e levedura. Basicamente são obtidos por três métodos: “Charmat”, “Champenoise” e “Asti”. Este trabalho teve como objetivo a produção e análise sensorial de um vinho de Butiá, utilizando o método “Champenoise”. Para estás análises utilizou-se escala hedônica de 9cm. Em relação ao vinho base pôde-se obter para o quesito aparência, uma média de 6,51 e em relação ao espumante de Butiá 7,1 para o mesmo quesito. Em relação ao atributo aroma para o vinho base obteve-se uma média de 6,20 e para o espumante 7,01. Na característica cor, 6,59 para o vinho base e 6,30 para o espumante. No quesito turbidez, observou-se uma média de 5,60 para o vinho e 6,37 para o espumante. Quando a característica sabor foi avaliada, o vinho base apresentou uma média de 4,48 e o espumante 6,37. Para os atributos “perlage” (bolhas) e acidez que são especificas para o espumante, obteve-se médias 6,7 e 6,03 respetivamente. Por tanto, é possível concluir que o Butiá tem mais potencial para a produção de espumante pelo método “Champenoise” do que sua utilização como vinho simples.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/630
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NOELLYTRECENTI.pdf577,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.