Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/629
Título: Perfil químico e atividade antioxidante do decocto de Campomanesia guazumifolia (CAMBESS.) O. BERG. (MYRTACEAE)
Título(s) alternativo(s): Chemical profile and antioxidant activity of the decoction of Campomanesia guazumifolia (CAMBESS.) O. BERG. (MYRTACEAE)
Autor(es): Coltro, Joyce Anne
Palavras-chave: Guavira
FRAP
ABTS
Fitoquímica
Plantas medicinais
Data do documento: 16-Set-2016
Editor: UFGD
Resumo: Campomanesia guazumifolia é uma espécie utilizada na medicina popular para o tratamento de diarreias, doenças hepáticas e, pelos índios, como tônica, sendo suas folhas ricas em taninos e saponinas. Os objetivos do trabalho foram obter o extrato bruto das folhas da C. guazumifolia, por decocção, estabelecer o perfil químico do extrato obtido, purificar a fração n-butanólica e determinar o potencial antioxidante. Os resultados obtidos evidenciaram um rendimento de 10,17% para o extrato aquoso avaliado e, pela triagem fitoquímica, foi possível observar a presença de saponinas, flavonoides, taninos, esteróides/triterpenos e ausência de alcalóides. O fracionamento da fração n-butanólica levou a 69 sub-frações, sendo que 3 grupos dessas sub-frações - 1-10 (grupo 1, 25,1 mg), 12-14 (grupo 3, 11,1 mg) e 15-19 (grupo 4, 15,1 mg), foram submetidos à purificação. Quanto à atividade antioxidante avaliada, ambos os métodos, FRAP e ABTS, confirmaram o potencial do extrato aquoso da C. guazumifolia. Pelo método FRAP, o extrato apresentou 102,38 ng de sulfato ferroso por µg de extrato e, pelo método ABTS, 81,08 ng de Trolox por µg de extrato.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/629
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOYCECOLTRO.pdf535,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.