Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/622
Título: Avaliação e seleção de progênies S2 de milho pipoca com base em características morfoagronômicas
Título(s) alternativo(s): Evaluation and selection of progenies S2 of popcorn corn based on morphoagronomic characteristics
Autor(es): Trevizan, Claudia Borsari
Palavras-chave: Zea Mays L.
Capacidade de expansão
Parâmetros genéticos
Correlação genética
Reposta correlacionada
Data do documento: 4-Mar-2016
Editor: UFGD
Resumo: O investimento em programas de melhoramento genético é importante para o incentivo da agropecuária brasileira, pois contribui para a redução das importações e favorece os agricultores do país. Nesse sentido, a produção de híbridos de linhagens parcialmente endogâmicas é uma alternativa interessante devido ao menor custo e tempo de obtenção, pois necessita de menor número de autofecundações, o que ajuda a diminuir o valor aquisitivo das sementes. Este trabalho teve por objetivo avaliar e selecionar progênies S2 de milho pipoca a partir de caracteres morfoagronômicos da cultura. O experimento foi conduzido na safra 2014/2015, em Dourados-MS. Foram avaliadas 23 progênies S2 de milho pipoca em blocos casualizados com três repetições, sendo analisadas as características florescimento feminino (FF), florescimento masculino (FM), altura de plantas (AP), e da inserção da primeira espiga (AE), diâmetro de colmo (DC), acamamento e quebramento de colmo (AQ), número de espigas (NE), rendimento de grãos (REND), peso de 1000 grãos (P1000) e capacidade de expansão (CE). Para a fonte de variação progênies, constatou-se diferença estatística significativa para todas as características, exceto FF e FM, indicando existência de variabilidade entre as progênies. Para todas as características, as médias das progênies foram agrupadas, pelo teste de Scott-Knott, em dois grupos, exceto P1000, que foi agrupada em três grupos. A média geral de FF e do FM foi respectivamente 73 e 71 dias. A estimativa de herdabilidade foi superior a 70% para REND, P1000, AP e CE, indicando a que a maior parte da variação fenotípica foi devido as diferenças genéticas existente entre as progênies. Foi observado maior predição de ganho direto com a seleção nos caracteres altura da inserção da espiga (AE) (10,41%), rendimento de grãos (REND) (50,02%) e número de espigas (NE) (25,89%). A seleção com base na CE proporcionou estimativas baixas de ganho na maioria das características, destacando-se número de espigas (NE), peso de 1000 grãos (P1000) e REND, todos relacionados à produtividade. Quando a resposta da seleção indireta é negativa o melhoramento simultâneo de duas características é inviabilizado. Ressalta-se a ausência de correlação genética observada entre CE e NE, e CE e REND, e a correlação negativa entre CE e P1000 (-0,33). Entretanto, tanto a seleção com base no NE quanto no P1000 poderá proporcionar ganho indireto em REND, 36,89% e 41,44%, respectivamente. Isso é reflexo da alta correlação genética existente entre o NE e o REND e o P1000 e o REND, além do coeficiente de herdabilidade acima de 62% para as três características. A seleção com base na altura de plantas (AP) proporcionou maior predição de ganho indireto em AE (7,79%) do que o próprio ganho direto (6,42%). Para as características FF e FM não foi verificado resposta positiva com a seleção direta ou indireta, fato constatado devido à baixa variabilidade entre as linhagens para essas características.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/622
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLAUDIATREVIZAN.pdf345,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.