Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/609
Título: Avaliação antioxidante e quantificação de metabólitos secundários de Psychotria deflexa D. C. (RUBIACEAE)
Título(s) alternativo(s): Antioxidant evaluation and quantification of secondary metabolites of Psychotria deflexa D. C. (RUBIACEAE)
Autor(es): Silva, Matheus Santiago
Palavras-chave: Erva-do-rato
Radical livre
Metabólitos secundários
Data do documento: 9-Nov-2015
Editor: UFGD
Resumo: Psychotria deflexa D. C. (Rubiaceae), conhecida popularmente como “ervado-rato” é encontrada em solos de Cerrado e mata Atlântica. Na literatura consultada, não se encontra trabalhos biológicos e químicos de P. deflexa. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antioxidante e o teor de constituintes do extrato metanólico das folhas de P. deflexa D. C. O extrato metanólico foi obtido por maceração das folhas com metanol a frio. A atividade antioxidante foi avaliada frente aos métodos fotocolorimétricos in vitro do radical livre estável 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), 2,2´-azinobis (3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) (ABTS·+), do branqueamento do β-caroteno/ácido linoleico e de redução de ferro. O teor de fenóis totais foi determinado pelo método de folin-ciocalteu’s, flavonoides e flavonol pelo ensaio com cloreto de alumínio e taninos condensados com reagente de vanilina. O perfil cromatográfico do extrato metanólico de P. deflexa foi realizado por cromatografia em camada delgada (CCD) e com reagentes químicos. O extrato não demonstrou promissora atividade antioxidante frente os ensaios de DPPH (IC50= 146,4 µg/mL), β-caroteno/ácido linoleico (AA = 26.05%) e ABTS·+ (AA = 15.58%). O ensaio de FRAP foi o mais promissor com valores de 2369.6 µM de FeSO4/ g de extrato. O extrato metanólico de P. deflexa, apresentou moderados teores de flavonoides, flavonol, fenóis e taninos condensados, apresentando resultados de, 37.64 e 275.07 mg de quercetina/g de extrato, 111.42 mg de ácido gálico/ g de extrato e 194.67 mg de catequina/g de extrato, respectivamente. A análise por CCD, apresentou halos quando revelados em anisaldeído. Conclui-se que o extrato metanólico de P. deflexa, apresentou potencial antioxidante frente ao ensaio de FRAP e moderadas quantidades de flavonol e flavonoides.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/609
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUSSILVA.pdf717,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.