Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/605
Título: Utilização de ferramentas contábeis na gestão em micro e pequenas empresas do comércio de vestuário de Dourados
Título(s) alternativo(s): Use of Accounting Tools in Management in Micro and Small Enterprises of Clothing Trade in Dourados
Autor(es): Costa, Vanilson Camacho da
Palavras-chave: Tomada de decisão
Micro e pequenas empresas
Contabilidade gerencial
Data do documento: 14-Dez-2009
Editor: UFGD
Resumo: A contabilidade e a gestão sempre estiveram interligadas, sendo o contador o elo para descrever as evoluções econômicas e financeiras das organizações. Quando as técnicas contábeis são plenamente utilizadas, é possível contribuir não somente com as obrigações fiscais e trabalhistas, mas também auxiliar no processo de tomada de decisão, sendo possível prever problemas, fazendo com que os administradores tomem medidas preventivas, antecipando soluções. Este trabalho tem por objetivo identificar e avaliar o uso das ferramentas contábeis na gestão das micro e pequenas empresas do comércio de vestuário na cidade de Dourados-MS. Para a realização da pesquisa foi realizado um levantamento de dados através de entrevista com empresários ou gerentes das empresas na área central da cidade, para tanto, utilizou-se um questionário estruturado de escala likert composto de variáveis descritivas e analíticas. Os resultados demonstram que a maioria das empresas terceiriza os serviços contábeis, entretanto, a maioria dos entrevistados afirmou utilizar dos dados contábeis para tomada de decisão, apesar de que os relatórios mais utilizados não são os referentes à contabilidade gerencial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/605
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANILSONCOSTA.pdf512,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.