Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/590
Título: Barreiras não tarifárias na exportação do álcool brasileiro para os Estados Unidos, Japão e União Europeia
Título(s) alternativo(s): Non-tariff barriers in the export of Brazilian alcohol to the United States, Japan and the European Union
Autor(es): Moura, Daiana Macarine de
Palavras-chave: Barreiras não tarifárias
Álcool
Exportação
Data do documento: 18-Dez-2009
Editor: UFGD
Resumo: Este artigo vem tratar das barreiras não-tarifárias que afetam o Brasil na exportação do álcool para os Estados Unidos, Japão e União Européia, levando em consideração as peculiaridades de cada um destes mercados como agravante destas restrições. Para tanto, foi necessário que primeiramente fossem analisadas as barreiras que são impostas aos outros produtos de exportação brasileira, para que desta forma, pudessem ser melhor entendidos os mecanismos utilizados para restringir as exportações deste combustível. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, além da coleta de informações com supervisores de produção de duas usinas de álcool da região sul do Mato Grosso do Sul. Outro aspecto abordado neste estudo relaciona-se as características do mercado interno de álcool, visto a grande importância que o Brasil representa no mercado exterior por conta de seu pioneirismo neste setor. Observou-se ainda, que por parte dos mercados analisados, os principais fatores de restrição comercial referem-se à sustentabilidade ambiental, social, especificações técnicas e subsídios.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/590
Aparece nas coleções:Administração - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIANAMOURA.pdf228,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.