Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/587
Título: O planejamento de marketing como instrumento para a inserção profissional contábil em Dourados-MS
Título(s) alternativo(s): Marketing planning as an instrument for the professional insertion in Dourados-MS
Autor(es): Zomerfeld, Shirley dos Santos
Palavras-chave: Planejamento
Marketing
Qualidade
Serviço
Data do documento: 21-Dez-2009
Editor: UFGD
Resumo: O presente trabalho busca despertar o profissional contábil quanto a sua principal finalidade de gerar informações que propiciem as tomadas de decisões com o máximo de segurança possível, diante do contexto, onde o contador se torna cada dia mais uma figura indispensável para as empresas. Como problemas do trabalho são destacados fatores como: remuneração e preocupação com o resultado da empresa efetivamente. O objetivo deste estudo é relembrar os objetivos e finalidade da contabilidade. Definir também quanto ao marketing de serviços, sua estrutura, finalidade e as conceituações necessárias para a aplicação de suas ferramentas, como é o caso da marca, PFOA (potencialidades, fragilidades, oportunidades e ameaças), serviços entre outros. Aborda uma pesquisa quantitativa do tipo surveys, aplicada a uma amostragem aleatória por conveniência de tempo de atuação na área contábil. Assim são expostos os aspectos contemplados pelos planejamentos desenvolvidos por estas empresas. Como resultado do estudo realizado, se destaca a falta de discernimento entre marketing e propaganda que o profissional contábil apresenta, uma vez que o marketing é entendido como propaganda apenas. Faz-se relevante o fator de insuficiência de planejamento formal apresentado por empresas da área e a não abrangência de todas as áreas da empresa. Torna-se indispensável então, a utilização plena das ferramentas do planejamento do marketing para estruturar e gerar direcionamento a empresa.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/587
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHIRLEYZOMERFELD.pdf327,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.