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dc.contributor.authorKremer, Andréia Maria-
dc.date.accessioned2017-05-23T17:59:01Z-
dc.date.available2017-05-23T17:59:01Z-
dc.date.issued2009-12-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/583-
dc.description.abstractA Administração Pública Federal está a cada dia passando por mudanças e implantando políticas de gestão mais parecidas com a administração privada. Tendo em vista que o objetivo da administração pública é fornecer serviços de qualidade para a sociedade, o governo federal está implantando medidas de gestão de pessoas baseadas em competências e para tanto criou uma série de regulamentações, entre elas o Plano de Cargos e Carreiras dos Técnicos Administrativos em Educação e o Decreto n°. 5.707, de 23 de fevereiro de 2005. A Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no intuito de seguir as legislações estabelecidas e desenvolver seu quadro de servidores, oferece cursos de capacitação para todos os servidores da instituição. Porém, esses cursos de acordo com a avaliação realizada, nem sempre atendem ao objetivo realmente desejado. Sendo assim, é conveniente que a UFGD desenvolva procedimentos para a elaboração de projetos de capacitação que atendam as exigências da legislação e que acima de tudo desenvolvam as competências necessárias aos servidores no desempenho de suas funções. Para auxiliar na resolução deste problema institucional, o presente trabalho tem como objetivo principal a elaboração dos procedimentos voltados à sugestão de um projeto de capacitação que atenda a legislação e que desenvolva competências essenciais para os servidores da Coordenadoria de Informática da UFGD. A fim de atingir os objetivos foram realizadas coletas de material bibliográfico, observação assistemática dos servidores em seus ambientes de trabalho e coleta de informações referentes a instituição e aos programas de capacitação já executados. Após a realização das coletas de informações relevantes, foi elaborada uma sugestão de projeto de capacitação para o ambiente organizacional da área de informação, dos servidores lotados na Coordenadoria de Informática. Até o mês de outubro foram executados 50% da sugestão de projeto, e nesses primeiros módulos foi possível perceber que a satisfação dos inscritos está maior que nos outros cursos e que o número de faltas está menor. Por meio da avaliação parcial do novo modelo de cursos, é possível identificar que os cursos com temas direcionados às atividades que os servidores desempenham na UFGD, atendem melhor os objetivos propostos pela instituição, no início dos treinamentospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.subjectProjetos de capacitaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente organizacionalpt_BR
dc.subjectUniversidade Federalpt_BR
dc.subjectTécnicos administrativospt_BR
dc.titleA adaptação dis projetos de capacitação aos ambientes organizacionais dos técnicos administrativos da UFGDpt_BR
dc.title.alternativeThe adaptation of training projects to the organizational environments of UFGD administrative technicianspt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
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