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dc.contributor.authorBezerra, Gleicy Jardi-
dc.date.accessioned2017-02-01T16:53:20Z-
dc.date.available2017-02-01T16:53:20Z-
dc.date.issued2013-04-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/563-
dc.description.abstractSabe-se que a satisfação dos consumidores é de extrema importância para as organizações, e, através da satisfação percebida tem-se a fidelidade e consequentemente gera a recompra. Num ambiente altamente competitivo e com uma população completamente informada, as organizações precisam investir em ferramentas que possam despertar o desejo em consumir. No presente trabalho a ferramenta utilizada é o merchandising, sendo este, considerado uma grande e importante ferramenta para o supermercado. Diante de uma ampla concorrência, a conquista no poto-de-venda é um diferencial perante as demais empresas. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, para os clientes de um supermercado com o objetivo de avaliar a importância do merchandising como estratégia de atrair os consumidores. Para elaboração da pesquisa, em primeiro momento foi realizada um estudo em fontes literárias para conhecimento do assunto e em seguida foi estruturado um questionário que foi aplicado dentro da loja para os consumidores que frequentavam o supermercado. Através da literatura e dos resultados obtidos, pode-se analisar a importância do merchandising no supermercado, pois, grande parte da população não faz lista de compras, assim decidem o que comprar no momento que percorre as gôndolas. Na análise dos dados, têm-se resultados positivos e negativos para o supermercado pesquisado, dentre os positivos, 69% dos pesquisados afirmam que a comunicação da loja possibilita comprar produtos que não eram planejados. O ambiente interno da loja é um ponto muito importante para o cliente, pois um ambiente agradável faz com que o consumidor fica na loja durante muito tempo ou nem chegue a fazer compras. Dos resultados negativos, o consumidor ficou indeciso se o preço cobrado é baixo com relação aos da concorrência e também se o setor de FLV (frutas, verduras e legumes) possuem produtos frescos. Uma limitação encontrada no trabalho foi à dificuldade de conseguir respondentes para a pesquisa, pois, a maioria dos consumidores estava sem tempo para responder o questionário. Como sugestão para trabalhos futuros, fica a ideia de fazer comparativos em outros supermercados da cidade.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFGDpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.titleMerchandising no Ponto-De-Venda (PDV) como estratégia de atrair consumidores: um estudo de caso em um supermercado de Dourados-MSpt_BR
dc.title.alternativeMerchandising at Point-of-Sale (PDV) as a strategy to attract consumers: a case study at a supermarket in Dourados-MSpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Trabalho de Conclusão de Curso

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