Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/555
Título: Cooperação sul-sul: a política externa brasileira dentro do G-20 comercial no governo Lula da Silva (2003-2010)
Título(s) alternativo(s): South-South cooperation: the Brazilian foreign policy within the G-20 commercial in the Lula da Silva government (2003-2010)
Autor(es): Assis, Naiara Torales
Palavras-chave: Nova Ordem Global
Cooperação Sul-Sul
Política Externa Brasileira
G-20 comercial
Data do documento: 12-Abr-2013
Editor: UFGD
Resumo: As transformações do cenário internacional nos últimos anos têm gerado amplo debate sobre a possibilidade de constituição de uma nova ordem global, baseado na realidade econômica e política mundial, por novos polos de poder. Essa nova realidade traz consigo outros arranjos de poder caracterizado por países que se destacam no seu âmbito regional capazes de emergirem no sistema internacional e ganhar protagonismo devido às suas forças econômicas, políticas, territoriais, etc. Trata-se dos mecanismos de cooperação sul-sul que abrangem esse novo cenário pós-Guerra Fria. Diante desse cenário, o Brasil faz parte desse mecanismo de cooperação entre países do hemisfério Sul, buscando através dessas cooperações a convergência de interesses e objetivos nacionais, nas instituições internacionais multilaterais. Desse modo, o objetivo da pesquisa será analisar o papel do Brasil no período de criação do G-20 comercial como estratégia de política externa do país e também como forma de buscar repercussão, prestígio, estabelecendo autonomia da política externa no cenário internacional, bem como propulsão de sua estratégia no âmbito comercial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/555
Aparece nas coleções:Relações internacionais - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIARAASSIS.pdf346,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.