Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/522
Título: Efeito de GA3 e da condição de luminosidade no crescimento in vitro de Leptotes unicolor Barb.Rodr
Título(s) alternativo(s): Effect of GA3 and the luminosity condition on the in vitro growth of Leptotes unicolor Barb.Rodr
Autor(es): Perdomo, Igor Chiarelli
Palavras-chave: Orchidaceae
Orquídeas nativas
Reguladores de crescimento
Data do documento: 23-Set-2013
Editor: UFGD
Resumo: Objetivou-se avaliar o efeito das concentrações de GA3 (0; 1; 5; 10 ou 20 mg L-1) e da condição de luminosidade (branca, amarela, azul, vermelha e verde) no crescimento in vitro de Leptotes unicolor Barb.Rodr. visando a propagação desta. Utilizou-se o delineamento experimental blocos casualizados, e os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 5 x 5 com 3 repetições. Foram utilizados como explantes plantas de L. unicolor, com 1 cm de altura, providas de folhas e de sistema radicular. O meio nutritivo foi o MS½ acrescido das doses de GA3 e as culturas foram acondicionadas em sala de crescimento com temperatura de 25±2 ºC, fotoperíodo de 12 horas e submetidas às diferentes luminosidades, por 360 dias quando foram avaliadas quanto ao número de brotos e de raízes, altura, diâmetro, comprimento médio das raízes e massa fresca da touceira. Houve efeito conjunto das concentrações de GA3 e das condições de luminosidade sobre as variáveis estudadas, sendo exceção (p>0,05) a massa fresca das touceiras, que apresentou média geral igual a 7,50 g, independentemente das combinações testadas. O maior número de brotos (215) foi observado na dose calculada de 7 mg L-1 de GA3 sob luz amarela. O maior número de raízes (17) e o sistema radicular mais longo (15,1 mm) foram observados na presença de luz branca, os maiores diâmetros das touceiras (43,5 mm) foram registrados sob luz vermelha e, independentemente da cor da luz, as maiores alturas das touceiras (32,5 mm) foram observadas na ausência de GA3 e as menores (inferiores a 5 mm) na maior dose estudada. Leptotes unicolor Barb.Rodr. apresentou maior crescimento in vitro na ausência de GA3 e pode ser cultivado sob luminosidade branca, amarela ou vermelha.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/522
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGORPARDOMO.pdf927,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.