Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/470
Título: Proposição de um instrumento de pesquisa para identificar estratégias de crescimento em restaurantes à la carte
Título(s) alternativo(s): Proposing a research tool to identify growth strategies in a la carte restaurants
Autor(es): Pereira, Waltecir Cardoso
Palavras-chave: Estratégias de Crescimento
Restaurantes
Dourados - MS
Data do documento: 14-Dez-2009
Editor: UFGD
Resumo: Diante do pouco conhecimento sobre estratégias de crescimento em empresas de pequeno e médio porte, somado a um crescimento considerável do mercado de refeições fora de casa a partir da década de 1980, surge a necessidade de pesquisar e caracterizar estratégias de crescimento em restaurantes. Sendo assim este trabalho se propõe a elaborar e validar um questionário de pesquisa para identificação e descrição das estratégias de crescimento dos restaurantes à la carte da cidade de Dourados – MS. O trabalho apresenta as concepções sobre a formação das estratégias, levanta e caracteriza as diversas estratégias de crescimento existentes, identifica e classifica os tipos de restaurantes existentes e descreve quais as possibilidades de aplicação das estratégias de crescimento em restaurantes. Para atender aos objetivos propostos foram realizados dois tipos de pesquisa, a primeira bibliográfica, que tornou possível o levantamento e caracterização de como as estratégias se formam, dos diversos tipos de estratégias de crescimento e as suas descrições. Também através da pesquisa bibliográfica levantou-se as tipologias de restaurantes existentes e alguns dados de crescimento do setor, quanto a sua participação na economia. A pesquisa bibliográfica foi conduzida nos meses de abril, maio, junho, e julho de 2009. A segunda pesquisa realizada foi do tipo exploratória, por meio de entrevistas com uma pessoa diretamente ligada ao meio acadêmico, especialista em estratégia empresarial e pessoas ligadas ao setor de restaurantes e integrantes da associação nacional deste mesmo setor em Mato Grosso do Sul. A pesquisa exploratória foi conduzida entre os meses de outubro e novembro de 2009. A partir dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas bibliográfica e exploratória, elaborou-se um questionário completo para ser aplicado posteriormente aos restaurantes à la carte, com vistas a se ter uma ferramenta que possa ser abrangente a todo setor de restaurantes no futuro. Quanto à análise dos dados coletados nas duas entrevistas realizadas, notou-se certa dificuldade por parte dos empresários em falar de que forma efetivamente um restaurante pode crescer, entretanto suas respostas foram úteis para a construção do questionário. Quanto à fase de elaboração do questionário, foram feitas duas versões iniciais, com o objetivo de fazer a melhor adequação possível, para uma correta aplicação. O instrumento de pesquisa só teve a sua versão definitiva depois de testado pelos empresários entrevistados e também após ter passado por uma análise de um profissional do meio acadêmico. Assim o questionário foi validado, se tornando um instrumento de pesquisa concreto. Ao final do trabalho são apresentadas as conclusões da pesquisa como um todo, envolvendo o fato de existirem várias classificações sobre estratégias de crescimento, poucas literaturas que classificam restaurantes e praticamente inexistentes sobre estratégias de crescimento em restaurantes. Mesmo com as dificuldades, o trabalho foi enriquecedor para o conteúdo de estratégias de crescimento, e mais importante ainda para o setor de restaurantes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/470
Aparece nas coleções:Relações internacionais - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALTECIRPEREIRA.pdf636,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.