Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/422
Título: Avaliação dos efeitos toxicológicos após exposição subaguda ao herbicida Gramoxone® em ratos
Título(s) alternativo(s): Assessment of toxicological effects after subacute exposure to the herbicide Gramoxone® in rats
Autor(es): Cavalheiro, Gabriéla Finoto
Palavras-chave: Paraquat
Toxicidade subaguda
Pulmão
Ratos
Data do documento: 12-Jun-2013
Editor: UFGD
Resumo: Gramoxone® é um herbicida de uso comercial largamente utilizado por sua eficácia, tem como principio ativo o Paraquat (PQ), substância pertencente ao grupo químico bipiridílio altamente tóxico para o pulmão. Apesar de sua ampla utilização, pouco se sabe a respeito de seus aspectos toxicológicos, desta forma, objetivou-se, no presente estudo, avaliar os efeitos toxicológicos sistêmicos da exposição subaguda ao herbicida PQ, em ratos Wistar. Os animais foram expostos, por via oral (gavage), a 0; 0,1; 0,5 e 1,0 mg/kg/PQ, durante 28 dias. Nenhum sinal clínico de toxicidade foi observado nos animais dos grupos experimentais durante o tratamento com o PQ. Observou-se aumento no peso absoluto e relativo do pulmão nos animais que receberam a dose de 0,5 mg/kg/PQ/dia e também no peso relativo na dose de 0,1 mg/kg/PQ/dia, entretanto, não houve variação no peso dos demais órgãos dos animais tratados em relação ao grupo controle. Verificou-se também um aumento nos níveis séricos de aspartato aminotransferase (AST) no grupo que recebeu 0,5 mg/kg/PQ/dia e diminuição nos níveis de uréia na dose de 1,0 mg/kg/PQ/dia, contudo, sem haver alterações significativas nos níveis de alanina aminotransferase (ALT), creatinina e nos parâmetros hematológicos avaliados. Como houve um aumento nos níveis de AST e no peso pulmonar, sugere-se que o PQ, neste modelo experimental, foi tóxico para o pulmão.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/422
Aparece nas coleções:Biotecnologia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELASILVEIRA.pdf649,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.