Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/411
Título: Análise da questão ambiental com relação a ISO 14001: estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil
Título(s) alternativo(s): Analysis of environmental issues in relation to ISO 14001: case study of a company in the construction industry
Autor(es): Santos, Ana Paula Lima Ferraz
Palavras-chave: NBR ISO 14001
Construção Civil
Gestão Ambiental
Sustentabilidade
Data do documento: 4-Jul-2011
Editor: UFGD
Resumo: A preocupação com a situação ambiental é cada vez mais freqüente na sociedade e, conseqüentemente, nas empresas. Assim, o número de organizações que procuram um sistema de gestão e certificação ambiental aumenta diariamente. A NBR ISO 14001 é uma ferramenta que serve como ponto de partida para empresas que buscam implantar e certificar um sistema de gestão deste tipo. A construção civil, por sua vez, é um setor conturbado, porém, com potencial sustentável, pois boa parte dos resíduos produzidos pode ser reaproveitada. Neste contexto, neste trabalho, foi elaborado um estudo de caso em uma empresa da construção civil, localizada na região de Itupeva – SP, com o objetivo de analisar suas atividades e propor mudanças baseadas na NBR ISO 14001. Durante o estudo constatou-se que algumas mudanças precisam ser realizadas para obtenção de uma certificação. Para realizar estas mudanças foi proposto um conjunto de passos, necessários, dentre outras coisas, para conscientização dos trabalhadores, para facilitar o treinamento aos procedimentos com a finalidade de reduzir re-trabalhos, erros e proporcionar reciclagem de materiais. Outro aspecto considerado foi o estudo de suas atividades poluidoras e os requisitos ambientais que devem cumprir especificamente pela organização. Este conjunto de passos constitui para uma proposta que pode ser implementada por empresas que buscam um sistema de melhoria continua e uma certificação ambiental.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/411
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANAPAULASANTOS.pdf637,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.