Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/410
Título: Metodologia de análise e solução de problemas de manutenção: aplicação em uma indústria do setor alimentício
Título(s) alternativo(s): Methodology of analyzing and solving maintenance problems: application in an industry the food sector
Autor(es): Caetano Junior, Adibe de Oliveira
Palavras-chave: Manutenção
Problemas de manutenção
Metodologia de análise e solução de problemas de manutenção
Data do documento: 7-Jul-2011
Editor: UFGD
Resumo: Este trabalho buscou desenvolver uma metodologia de análise e solução de problemas de manutenção para uma indústria de grande porte do setor alimentício localizada na região de Dourados/MS, embasada em ferramentas de suporte que são encontradas na literatura e nas práticas da empresa. Os problemas considerados nesse trabalho são aqueles que afetam o índice de disponibilidade do OEE (Indicador de Eficácia Global de Equipamentos) da empresa, ou seja, os problemas que resultam nas paradas das máquinas da empresa. A metodologia criada para o estudo possui três etapas principais. A primeira etapa objetiva verificar qual o setor e dentro dele qual o equipamento com os problemas de manutenção que mais afetam a produção da empresa, a segunda etapa objetiva priorizar os problemas mais relevantes e a última etapa objetiva agir nesses problemas, encontrando soluções para corrigilos. Como não foi encontrada nenhuma outra metodologia que fosse adequada às particularidades da área de manutenção da fábrica estudada, o autor teve de elaborar uma nova. Tal metodologia foi posta em prática e, posteriormente, avaliada a sua aplicabilidade dentro da empresa. Dentre os principais resultados, podem ser destacados a identificação do setor e equipamento com os maiores problemas de manutenção, a priorização do problema mais acentuado e as sugestões para corrigir esse problema.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/410
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADIBECAETANOJR.pdf407,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.