Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/407
Título: Parasitismo e desenvolvimento de Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: eulophidae) na lagarta-da-soja Anticarsia gemmatalis (Hubner, 1818) (Lepidoptera: erebidae)
Título(s) alternativo(s): Parasitism and development Tetrastichus howardi (Olliff, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) the caterpillar of soybean gemmatalis Anticarsia (Hubner, 1818) (Lepidoptera: erebidae)
Autor(es): Francisco, Lucas Martinho Lopes
Palavras-chave: Parasitoide
Lagarta-da-soja
Hospedeiro alternativo
Data do documento: 11-Mai-2016
Editor: UFGD
Resumo: Tetrastichus howardi (Olliffe, 1893) (Hymenoptera: Eulophidae) é um parasitoide de larva e pupas, gregário e polífago, que foi coletado em pupa de Diatraea saccharalis (Fabricius, 1794) (Lepidoptera: Crambidae) em canavial situado em Dourados, MS. O experimento foi realizado no Laboratório de Controle Biológico de Insetos (LECOBIOL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) situada em Dourados, MS. Os objetivos deste trabalho foram avaliar o parasitismo e desenvolvimento de fêmeas de T. howardi em lagartas de Anticarsia gemmatalis (Hubner, 1818) (Lepidoptera: Erebidae) do primeiro ao quinto instar, e em pupa em função da densidade de fêmeas desse parasitoide. O trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira etapa, foi avaliado o desenvolvimento de T. howardi em lagartas de A. gemmatalis expostas às densidades 1:1 e 7:1 (parasitoide: hospedeiro) de fêmeas do parasitoide, por 24h de parasitismo. Lagartas de A. gemmatalis foram parasitadas pelas duas densidades de T. howardi testadas, a emergência dos adultos também foi constatada. Na segunda etapa, lagartas de quarto ínstar (0,998 mm) de A. gemmatalis foram expostas ao parasitismo por fêmeas de T. howardi, com 24h de idade, nas densidades de 1:1, 7:1, 14:1 e 21:1 (parasitoide: hospedeiro), por 24h de parasitismo. Lagartas de A. gemmatalis foram parasitadas por todas as densidades de fêmeas de T. howardi testadas, a emergência dos adultos também foi constatada, porém as densidades de 7:1 e 14:1, foram as que proporcionaram as melhores características biológicas deste parasitoide. Na terceira etapa, pupas de A. gemmatalis foram expostas ao parasitismo por fêmeas de T. howardi na densidade 1:1 (parasitoide: hospedeiro) pelo período de 24 horas, houve parasitismo e emergência dos parasitoides. Fêmeas de T. howardi foram capazes de parasitar lagartas de A. gemmatalis do primeiro ao quinto instar, este relato é inédito, pois não há menção na literatura. As densidades de fêmeas de T. howardi influenciam no parasitismo e emergência em lagartas de A. gemmatalis. Fêmeas de T. howardi são capazes de parasitar a lagarta e emergir na pupa de A. gemmatalis, e ao parasitar pupas com mais de 96 horas, são capazes de emergir no adulto.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/407
Aparece nas coleções:Agronomia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCASFRANCISCO.pdf643,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.