Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/405
Título: Distribuição espacial do percevejo-marrom Euschistus heros (f.) (Hemiptera: Pentatomidae) em algodoeiro (Gossypium Hirsutum L.)
Título(s) alternativo(s): Bedbug-brown spatial distribution Euschistus heros (f.) (Hemiptera: Pentatomidae) in cotton (Gossypium hirsutum L.)
Autor(es): Weber, Anderson Capelett
Palavras-chave: MIP
Índices de Agregação
Dispersão, Binomial Negativa
Poisson
Data do documento: 7-Abr-2016
Editor: UFGD
Resumo: O algodão é semeado simultaneamente com outras culturas no cerrado brasileiro. Um dos principais fatores que afetam a cotonicultura são as pragas. Recentemente, têm sido feito fortes relatos da ocorrência de percevejo marrom da soja, Euschistus heros (F.) na Cultura do Algodão. Este pentatomídeo ocorre no Algodoeiro após a colheita da soja, na busca de alimento e a alta população desta espécie, fazendo com que o percevejo se torne uma espécie economicamente importante. Há vários relatos da distribuição espacial do percevejo marrom em soja, porém, sabe-se pouco sobre o comportamento desta espécie na Cultura do Algodão. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar o padrão de distribuição espacial da praga, através dos índices de agregação e as distribuições teóricas de frequência . O estudo foi conduzido em uma área de 1,1 ha na Fazenda Experimental da Universidade Federal da Grande Dourados. A área utilizada foi composta por 64 parcelas de 13 m x 13 m. Semanalmente, foram contabilizados o número de insetos encontrados em cada parcela. Os dados mostram agregação dos insetos através do expoente K e pouca agregação através dos índices razão variância/média e índice de Morisita e, posterior comparação com mapas de superfície confeccionados pela interpolação do Inverso da Distância (IDW). As distribuições teóricas de frequência (Poisson e Binomial Negativa) foram suficientes para determinar o tipo de distribuição dos adultos de E. heros na cultura do algodão. Os mapas de superfície elaborados foram ferramentas importantes para demonstrar os pontos de maior e menor densidade do percevejo na Cultura do Algodão. Controlar a praga no início das infestações pode ser eficaz.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/405
Aparece nas coleções:Agronomia - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDERSONWEBER.pdf555,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.