Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/377
Título: Motivação organizacional: percepções do gestor e dos funcionários da empresa ''X" na cidade de Dourados/MS
Título(s) alternativo(s): Organizational motivation: manager's perceptions and employees of the company 'X' in the city of Dourados / MS
Autor(es): Dias, Edielly Nunes
Palavras-chave: Motivação
Comportamento Organizacional
Gestão de Pessoas
Data do documento: 19-Dez-2014
Editor: UFGD
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar os procedimentos relacionados à gestão estratégica de pessoas, motivação e o comportamento organizacional utilizados em uma determinada empresa, sediada na cidade de Dourados-MS, denominada nesse trabalho como Empresa X. Além disso, analisaram-se os assuntos relacionados ao tema proposto, tanto sob a ótica da alta administração quanto a do funcionário. O problema de pesquisa foi: O que motiva os funcionários da Empresa “X” no ambiente organizacional? Na elaboração do trabalho foi desenvolvida, primeiramente uma revisão teórica na literatura relacionada ao tema proposto em que foram pesquisados aspectos relacionados à motivação, gestão de pessoas, e comportamento. Nos procedimentos metodológicos, envolveu-se uma pesquisa empírica que teve como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com o gestor e funcionários da empresa “X”. Como técnica de análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os principais fatores que motivam os funcionários são: boa remuneração, relação interpessoal e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Produtividade, qualidade de vida no trabalho e oportunidade crescimento profissional foram os mais citados tanto pelo gestor quanto pelos funcionários como elementos principais da motivação na empresa. Apresentou-se uma proposta para pesquisas futuras a oportunidade de analisar de que forma é possível aumentar a satisfação e a motivação de funcionários.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/377
Aparece nas coleções:Administração - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDIELLYDIAS.pdf404,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.