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https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/369
Título: | Estudo de viabilidade e novas estratégias:de transporte multimodal de etanol: o caso de uma usina na região da grande Dourados |
Título(s) alternativo(s): | FEASIBILITY STUDY AND NEW STRATEGIES OF ETHANOL MULTIMODAL TRANSPORT: THE CASE OF A PLANT IN THE GREAT GOLDEN REGION |
Autor(es): | Silva, Raphael Fabro e |
Palavras-chave: | Etanol Ferrovias Rodovias Custos Rotas |
Data do documento: | 26-Abr-2016 |
Editor: | UFGD |
Resumo: | O presente trabalho destaca as estratégias logísticas de transporte atualmente utilizadas por uma indústria sucroalcooleira da região da Grande Dourados – MS. Com base na pesquisa de campo realizada, foram levantados alguns dados de custos de transporte rodoviário, apresentando como origem a cidade de Dourados e os centros de distribuição em Paulínia - SP e Araucária - PR como destinos. O recente trabalho busca estudar, identificar e propor a utilização de um sistema multimodal rodoferroviário, utilizando como suporte o método de roteirização para mapear as possíveis rotas rodoviárias e ferroviárias existentes no estado de Mato Grosso do Sul. Foram elaboradas algumas estratégias de rotas rodoferroviárias, utilizando diferentes caminhos para o escoamento do etanol, apresentando as possíveis vantagens e desvantagens de cada uma delas. Essas estratégias são baseadas em três propostas, que visam estudar as rotas que apresentem menor custo de transporte em relação aos custos atuais da empresa estudada com transportes rodoviários. Com isso, realizar o mapeamento da rede logística do etanol na região da Grande Dourados e promover uma melhoria na eficiência da distribuição do mesmo. De acordo com as propostas de utilização do sistema multimodal rodoferroviário, percebe-se que uma das estratégias geradas no trabalho torna-se muito útil para a empresa em questão: agrupar o modal rodoviário ao ferroviário, visto que o custo de transporte do etanol de Dourados - MS até Porto Paranaguá - PR sofreria uma minimização de aproximadamente 48% em relação ao custo obtido pelo modal rodoviário de Dourados - MS à Araucária - PR. Destaca-se o projeto da Ferrovia Norte-Sul para utilização do sistema rodoferroviário, que apresenta a cidade de Dourados - MS como um centro de embarque e desembarque de cargas. Também, a utilização da ferrovia Ferroeste seria a melhor alternativa de transporte para o escoamento do etanol, principalmente para a região da Grande Dourados. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/369 |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Produção - Trabalho de Conclusão de Curso |
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