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https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/353
Título: | A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química |
Título(s) alternativo(s): | The use of a micro digester as a teaching resource in chemistry teaching |
Autor(es): | Pereira, Tatiane de Oliveira |
Palavras-chave: | Biodigestor Recurso didático Contextualização |
Data do documento: | 13-Nov-2015 |
Editor: | UFGD |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos de segundo ano do ensino médio de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de utilizar um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química e verificar se o mesmo possui potencial para mediar a aprendizagem. A sequência didática foi desenvolvida com a participação de 106 alunos do segundo ano do ensino médio do período matutino e noturno em uma escola da rede estadual de ensino e foi permeada pela perspectiva CTS. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário, observação dos alunos e produção dos microbiodigestores realizado pelos alunos, e para análise dos dados foi utilizado o método de análise textual discursiva. Os alunos demonstram compreensão de que a produção de biogás poderia contribuir para preservação do meio ambiente, além da importância de utilizar recursos alternativos para produção de energia e que o substrato (biomassa) também pode ter uma aplicação efetiva nos solos como biofertlizante. Foi evidenciado que o microbiodigestor apresenta grande potencial para ser um recurso didático em que conteúdos de química podem ser abordados contextualizando-os ao dia-a-dia dos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/353 |
Aparece nas coleções: | Química - Trabalho de Conclusão de Curso |
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