Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.ufgd.edu.br/jspui/handle/123456789/353
Título: A utilização de um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química
Título(s) alternativo(s): The use of a micro digester as a teaching resource in chemistry teaching
Autor(es): Pereira, Tatiane de Oliveira
Palavras-chave: Biodigestor
Recurso didático
Contextualização
Data do documento: 13-Nov-2015
Editor: UFGD
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com alunos de segundo ano do ensino médio de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de utilizar um microbiodigestor como recurso didático no ensino de química e verificar se o mesmo possui potencial para mediar a aprendizagem. A sequência didática foi desenvolvida com a participação de 106 alunos do segundo ano do ensino médio do período matutino e noturno em uma escola da rede estadual de ensino e foi permeada pela perspectiva CTS. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram um questionário, observação dos alunos e produção dos microbiodigestores realizado pelos alunos, e para análise dos dados foi utilizado o método de análise textual discursiva. Os alunos demonstram compreensão de que a produção de biogás poderia contribuir para preservação do meio ambiente, além da importância de utilizar recursos alternativos para produção de energia e que o substrato (biomassa) também pode ter uma aplicação efetiva nos solos como biofertlizante. Foi evidenciado que o microbiodigestor apresenta grande potencial para ser um recurso didático em que conteúdos de química podem ser abordados contextualizando-os ao dia-a-dia dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/353
Aparece nas coleções:Química - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANEPEREIRA.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.